Atanazio

As dificuldades no início não são exclusividade desta história, mas se fazem rotina no dia a dia de empreendedores do país que reúne uma série de fatores desestimuladores como a alta burocracia, as elevadas taxas de impostos e ainda a (falta de) educação focada nesta disciplina.

“A persistência faz toda a diferença no caminho de quem busca o sucesso de um negócio, mas fatores externos podem acabar com ideias e sonhos e é por este motivo que um bom processo de cartilha empresarial não é suficiente neste mar tempestuoso, é importante estar atento o tempo todo ao principal fator de qualquer negócio: pessoas”, comenta o líder sobre a importância do entendimento do público-alvo no progresso de qualquer negócio.

A velocidade com a qual as mudanças de comportamento do consumidor ocorrem faz com que as novidades sejam inseridas cada vez mais frequentemente no mercado, tornando a competição gradativamente mais agressiva. Levando em consideração esse obstáculo, é importante lembrar que para que uma marca cresça e se destaque ela precisa ser construída de maneira estratégica. “Até hoje ‘eu’ sou chamado de ‘Novo Franchising’” comenta sorrindo o empresário que já conta com anos de história no segmento e completa “mas realmente quando eu entrei no mercado havia muita gente com o foco errado, grandes nomes, mas sem entendimento mínimo de quem eram as pessoas que buscavam serem guiadas e quais eram suas dificuldades, alguns deles até posso me arrepender de dizer, mas, assim como hoje ‘empreendedores de palco’”, diz o estrategista sem papas na língua.

Constantemente o Brasil enfrenta desafios significativos no cenário empreendedor, evidenciados pelos alarmantes números de fechamento de empresas. Dados de mercado revelam uma realidade preocupante, na qual muitos empreendedores têm encontrado dificuldades em manter seus negócios em funcionamento. Fatores como a instabilidade econômica, altas taxas de juros, carga tributária elevada e burocracia excessiva têm impactado negativamente o ambiente de negócios.

Além disso, a pandemia do COVID-19 nos últimos anos exacerbou essas dificuldades, levando ao fechamento de muitos empreendimentos que não conseguiram se adaptar às restrições e às mudanças no comportamento do consumidor. Esses dados alarmantes revelaram a necessidade urgente de medidas efetivas para estimular o empreendedorismo e promover um ambiente mais favorável aos negócios no país.

“São tantos fatores a serem levados em conta que muitos desistem antes de iniciarem a performance do negócio”, comenta o empresário e complementa sobre alguns diferenciais necessários para solidez de um negócio “Um bom posicionamento de marca é uma ação de diferenciação de uma empresa, produto, marca ou serviço por meio de atributos tangíveis ou intangíveis. Ou seja, ele é a primeira impressão de seu público alvo, é o primeiro contato que seus clientes têm com seus diferenciais competitivos antes mesmo de conhecê-los. A clareza e amplitude devem andar juntas.”, esclarece.

Segundo o empresário, Empreendedorismo Guiado é entender que “negócios são feitos por pessoas e não há nada mais complexo do que isso”, se referindo às dificuldades passadas por empreendedores e sobre o entendimento de como o negócio pode chegar ao maior número de consumidores. “É necessário o entendimento de que, muitas vezes, as pessoas estão investindo o dinheiro de suas vidas em nossas marcas e isto deve ser tratado com muita responsabilidade. A pilha de papéis que o mercado oferece em uma ‘formatação de franquia’ jurídica não contém metade da expertise ou estratégias necessárias para que o negócio prospere”, conta o CEO que tem em sua estrutura equipes e departamentos com especialidades diversas, indo de publicitários a consultores, contadores, entre tantos outros que fazem parte de seu time.

Ciente de que, em todo negócio, os colaboradores são reflexos do comportamento do líder, Lucas Atanazio se compromete em promover um ambiente de incentivo e motivação conínua para que cada um deles desenvolva e explore suas competências e habilidades “Seja líder de si mesmo”, “transforme seus sonhos em planos” e outras frases ditas como mantras aos liderados e seguidores não são apenas frases, mas fazem parte de treinamentos semanais para entendimento das necessidades de mercado. “o foco é crescimento com saúde, mas não deixa de ser crescimento, não deixamos de ser uma Empresa, nem nos tornamos um acampamento hippie e demagogo por conta disso”, brinca o estrategista e completa “o segredo é não ficar apenas no campo das ideias e frases de para-choque de caminhão, a maioria das pessoas sabem ou sentem o caminho que devem seguir, mas parafraseando Kant, o que as impede de crescer são ‘preguiça e covardia’”.

As estratégias levaram as marcas da companhia para outros continentes e seguem avançando, mas a dedicação não se restringe apenas ao trabalho, casado com a doce Carla e pai dos pequenos Elizabeth e Giuseppe, o empresário acorda às 4h todos os dias, faça chuva ou faça sol. Marido e pai apaixonado, Lucas valoriza a família, que se tornou sua principal motivação.

Atanazio cultiva ainda o amor pela música e pela leitura. Nas poucas horas vagas ele toca diversos instrumentos musicais e foi homenageado com o título de Imortal pela Academia Brasileira de Escritores.

Segundo Atanazio, “O sucesso não tem fórmulas mágicas ou receitas secretas. Parece clichê, mas é com empenho, determinação e uma pitada de estratégias que alcançamos o que desejamos. Recebo contato de empresas inovadoras o tempo todo, que precisam apenas do direcionamento certo para decolar, o que faço é lapidar as pedras brutas, transformando-as em belíssimos diamantes.”

Scroll to Top